Por Sérgio Oliveira
Ontem, 22 de setembro, foi comemorado o Dia Mundial Sem Carro. Dia de deixar o possante em casa e arrumar meios alternativos e limpos para se chegar ao trabalho, faculdade, escola, ou seja: seu destino. A Bicicleta, uma carona amiga, o uso do transporte coletivo ou a boa caminhada são opções que minimizam as ações causadas pelo grande fluxo de automóveis nas metrópoles, sejam problemas ambientais ou de mobilidade.
A data foi lembrada em várias partes do mundo. Aqui no Recife, um pessoal se reuniu para refletir sobre esse tema e conscientizar a população acerca da importância de um mundo menos poluído, e fizeram a Vaga Viva. O ato foi realizado em frente ao shopping Paço Alfândega, Recife Antigo, e se consistiu na ocupação de uma vaga de estacionamento para mostrar que aquele espaço pode ser utilizado em outras atividades.
A ação começou por voltas das 8h e foi promovida por diversos movimentos da capital pernambucana, como o Bicicletada Recife e Observatório do Recife, organizações sem vínculos partidários ou políticos que buscam e se mobilizam por meios de melhoria da qualidade de vida na cidade.
E como o 8° Congresso de Comunicação envolve temas sobre sustentabilidade, nada mais apropriado que uma data como esta. E para você, qual a alternativa mais apropriada para diminuir os problemas causados por este trânsito caótico? Fique a vontade para responder e comentar, afinal, esse espaço também é seu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário