terça-feira, 27 de setembro de 2011

Como escrever artigos

Por Devanyse Mendes


Você ainda não inscreveu seu artigo no 8° Congresso Brasileiro de Comunicação Social, pois tem dúvidas, e não sabe por onde começar? Então fique atento a algumas dicas que vão acabar de vez com suas interrogações.


1.    Conheça as diferenças entre o estilo informal, jornalístico e acadêmico. A escrita acadêmica é impessoal, a jornalística pretende chamar a atenção do leitor, e a informal usa linguagem coloquial (gírias, abreviações)

2.    Familiarize-se com o conceito de nominalização. Esse é um recurso usado com o propósito de eliminar palavras em excesso e tornar a escrita mais objetiva. Nominalizar é transformar um verbo em um nome para remeter a algo que já foi dito. Ex: Armando se casou no final de 2006. O casamento, entretanto, não durou muito.

3.    Aprenda a diferença entre voz passiva e voz ativa. A voz passiva é: tornar o sujeito de uma sentença o objeto de uma ação. A voz ativa, por outro lado, tem um sujeito que pratica a ação sobre o objeto.

4.    Leia artigos acadêmicos sobre o assunto que você vai escrever e preste atenção quanto ao uso da voz passiva. Esse tipo de escrita é bastante usado no meio acadêmico, mas cuidado com os exageros.

5.    Lembre-se de consultar as normas técnicas da ABNT para formatar seu artigo de forma adequada. No caso do Congresso lembre-se de consultar no nosso blog as formatações exigidas.

6.    Fique atento às citações, notas de rodapé e referências bibliográficas. Plágio é a pior coisa que pode acontecer. Não pense que citar alguém vai desmerecer seu texto, pelo contrário, citações servem para dar mais força aos seus argumentos.

7.    Leia e releia quantas vezes for necessário para ELIMINAR erros de gramática. Eles são inaceitáveis em artigos acadêmicos.

8.    Cuidado com a pontuação, pois, é ela que vai dar o tom ao seu texto e permitir que o leitor o entenda.

Com essas dicas não têm como não tentar fazer seu artigo não é? E não esqueça o prazo para o recebimento de artigos no Congresso vai até o dia 30/09. Não deixe para última hora!

Fonte: lendo.org 

Nenhum comentário:

Postar um comentário