Por: Rodrigo Benson
Na quinta-feira (20) teve início o 8º Congresso Brasileiro de Comunicação Social com o tema “Comunicação, Organização e Responsabilidade Social, Econômica e Ambiental”, no Hotel Jangadeiro (Av. Boa Viagem). O primeiro dia de evento ocorreu tranquilamente, porém bastante movimentado. Quem compareceu teve a oportunidade de escolher 2 entre 8 workshops – um pela manhã (Criando um programa de TV, da ideia à exibição; Transmedia: definições e práticas na comunicação atual; Promoções de programas televisivos; ou Megafone DH – experiência educomunicativa e transmidiática de educação para os direitos humanos) e um à tarde (Marketing digital e inovação cultural nas organizações; Comunicação comunitária e desenvolvimento local; Assistência de direção de cinema: da pesquisa de locação às filmagens; ou Fotografia: a linguagem do retrato).
Os workshops acabaram por volta das 17h, mas ainda tinha muita coisa pra acontecer, pois, por volta das 19h20 aconteceu a abertura do congresso, que contou com a presença de vários professores da instituição; além dos coordenadores dos cursos de comunicação Diego Rocha e Andrea Trigueiro; houve também a presença do jornalista Juliano Domingues lançando seu livro: “A Política da Política de TV Digital no Brasil”; outro jornalista, e também professor da Maurício de Nassau, Washington Gurgel, lançando seu livro: “A Ilha de Deus... e os Caranguejos Que Falam”; outro lançamento que marcou presença foi o documentário: “Vida Loca”, dos jornalistas Everson Teixeira e Ricardo Almoêdo; além disso tudo, o programa Nordeste: Viver e Preservar foi homenageado, e quem representou o programa foi a repórter Beatriz Castro, ela que recebeu a homenagem das mãos do fundador do Grupo Ser Educacional, Janguiê Diniz.
E para encerrar a noite, após a abertura, houve um coquetel e uma exposição fotográfica, dos alunos do 4º período de Publicidade e Propaganda, comandada pela professora Valéria Gomes, intitulada “Caleidoscópio”, fotos que mostravam imagens do Instituto Ricardo Brennand pelos olhos dos alunos. E tudo isso regado ao som do DJ Thiago Filipe.
A programação seguiu até sábado (22) com várias palestras e convidados.